Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Vingança: Uma triste decepção


Em uma noite onde as coisas pareciam tão certas, perfeitas e bonitas, logo após a exibição do excelente Por Sus Próprios Ojos, a expectativa em relação ao filme zebra do Festival de Gramado era enorme. Sala quase cheia, espectadores animados, o elenco muito nervoso...tudo certo.
As primeiras cenas convencem. A ousada proposta da produtora PAX Filmes, de produzir quatro filmes com baixo orçamento e quase ao mesmo tempo, não parecia tão boba afinal. Nomes como Dado Villa Lobos na trilha sonora, o experiente José de Abreu no elenco, reforçavam essa crença. Os sete primeiros minutos de exibição, somente com a trilha sonora ao fundo e a bela fotografia, mostravam qualidade e sensibilidade. O filme, no entanto, começa a desandar quando os personagens, começam a falar. Com exceção de Erom Cordeiro, que troca meia dúzia de grunhidos durante todo o filme, a maioria dos atores conseguiram seu momento pérola no cinema.
Bizarra a cena em que Carol, interpretada pela linda Branca Messina, olha para Miguel e diz: "Que tal um drink, cowboy?", ou ainda, Bárbara Borges, sentada na praia, olhando para o horizonte e dizendo: "E pensar que do outro lado do mundo agora é dia.". Dói. Ver um filme assim, dói muito. O pior de tudo, é que eu realmente queria gostar do filme. Paulo Pons, o diretor, é uma excelente pessoa. Concedeu uma entrevista em seu horário de descanso para nosso programa de rádio, sem nem pensar duas vezes. Eu realmente torço pelo cinema independente brasileiro, mas, ainda há muito a ser aprendido. Em contraste às más atuações de praticamente todo elenco - excetuando apenas José de Abreu e Erom Cordeiro, que parece compactuar com o público na vergonha de assistir ao filme -, há cenas de beleza ímpar e que mostram o verdadeiro potencial que a história podia ter tomado.
A cena em que Miguel, esmurra a parede com a faca na mão, foi o clímax que o filme não teve. A trilha sonora perturbadora e tomadas inteligentes, mostraram um lado positivo em meio a um festival de clichês, saídas baratas e frases prontas. Um final sem sal, mas ao menos, trazendo esperança aos cinéfilos do Brasil. É só mexer nos lugares certos, que a máquina volta a funcionar.

6 comentários:

Juliane Soska disse...

bah, não vi esse...
srsrsrrss

Juliane Soska disse...

atualiza, meu

Juliane Soska disse...

não sei escrever Cortês
tá, agora sei...é Cortez
hahahaha

Juliane Soska disse...

curti a foto
haha
tu dando tchauzinho
afú

will disse...

Só coment da Ju!
aushiuasiudha

Ótima a crítica!!

Uma 'standing ovation' ao jornalismo literário!!

clap, clap, clap

=P

hehe

will disse...

Pode adicionar 'vadiagem no trabalho' na lista, pq eu devia estar fazendo uma matéria sobre a dengue =P

Putz, achei 'O procurado' mega fraco. Sabe, akele filme q tu diz 'vai acontecer tal coisa' e aí acontece?
'Encarnação do demônio' eu n vi, nem tenho previsão, pq a grana jah se foi, auhsuahus