Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Críticas mais curtas e mais diretas! - Sete Vidas, O Menino do Pijama Listrado e Desejo e Reparação


Desde o começo do ano, já foram 8 filmes no cinema. Esse é um dos motivos da minha lerdeza em críticas no momento, por isso as próximas vão ser mais rápidas e sucintas!

Já são três na primeira leva:

Sete Vidas(Seven Pounds) - Dir: Gabrielle Muccino. Com: Will Smith. Homem esconde um segredo e pretende alterar drasticamente a vida de sete pessoas. O novo drama de Will Smith, com o diretor de À Procura da Felicidade busca abalar corações e fazer o público chorar desesperadamente. E lógico, colocar Smith na berlinda do oscar. Só que, diferente do filme anterior, Sete Vidas é preseunçoso demais. O filme tem uma boa história, uma bonita lição, mas explora muito pouco os personagens. A ênfase é clara no relacionamento curador do protagonista com a jovem trabalhadora que precisa de um coração.
Mesmo assim, as atuações são boas, mesmo que Smith canse com aquela cara de choro durante quase duas horas de produção. O tema da doação de órgãos é atual e tratado de forma competente e corajosa. Um bom filme, vale a pena ser assistido pra chorar um pouco.

O menino do Pijama Listrado(The boy in the striped pijama)- Dir: Mark Herman. Baseado no best-seller homônimo, mostra a história de um garoto, filho de um alta patente do exército nazista, que vai morar perto de um campo de concentração. Sem amigos para brincar, conhece um garoto que mora no campo e torna-se amigo. O filme começa bem, com uma visão humanizada das pessoas comuns que viveram durante o regime. Por alguns momentos, você quase não identifica os monstros sem coração que dizimaram milhões de judeus. Esse início parece trazer um novo olhar para um tema tão batido, mas antes da meia hora de filme, os clichês desse gênero começam a aparecer: O pai, antes preocupado com a família, se torna frio e sem coração, a mãe desaprova o marido, a filha mais velha que pouco aparece ama a causa nazista e o menor fica amigo de judeus. Apesar de ser meio batido, o filme ainda tem um bom desenvolvimento e caminha para um final trágico. Note as boas atuações, principalmente dos mirins. Ótima opção de guerra, que foge do convencional.

Desejo e Reparação(Atonement) - Dir: Joe Wright. Com: Keira Knightley, James McAvoy. Desejo e Reparação é um filme que merece mais do que algumas linha superficiais para uma resenha. Mas, é melhor escrever pouca coisa do que prometer e não escrever nada. A história é adaptação do romance de mesmo nome e nada tem a ver com o outro filme do diretor Joe Wright, Orgulho e Preconceito. No filme, uma garota comete um erro quando criança e a sua culpa atravessa décadas, quando separa o amor de sua irmã, enviando-o para a guerra. Nesse ritmo, vemos os desenlaces de seu erro e tudo o que ele causou aos protagonistas. Uma narrativa belíssima, com momentos de pura emoção e uma cena em plano-sequência genial, e que entra para a história do cinema como uma das mais belas. James McAvoy e Keira dão a alma em seus papéis e dificultam todo o controle sobre os olhos já marejados do espectador. Desejo e Reparação é um filme imperdível, não só para quem gosta de cinema, mas para quem gosta de uma boa história.

2 comentários:

will disse...

Nussa, adorei os 3!!!

Juliane Soska disse...

amo o Will Smith e todas suas atuações. ou o alemão Will Schdmit, como ironiza um amigo meu.
hehe

falta ver esse ainda.