Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Façam suas apostas!!! Vem aí, o OSCAR 2009!






Ontem aconteceu a premiação para os melhores filmes e séries para a TV do ano: O Globo de Ouro é o termômetro para a maior festa do cinema, então você pode ter certeza que boa parte dos filmes que estiveram por ali vão estar competindo nas principais categorias do Oscar.

Já que é no próximo dia 22 a divulgação da lista de indicados, cabe a mim, redator deste blog, uma análise dos vencedores do prêmio e, lógico, iniciar o bolão de quem eu acho que vai concorrer, e mais tarde, levantar o careca mais cobiçado do cinema.
Pois bem, se o Globo de Ouro deste ano provou alguma coisa, é que os diretores alternativos estão em alta para a temporada. David Fincher, Cristopher Nolan, Danny Boyle, Gus Van Sant e Darren Aronofsky estão com grande prestígio no mercado norte-americano.
Não que os diretores façam apenas filmes conceituais, ou independentes. Todos dirigem ou já dirigiram blockbusters, mas tem um toque diferenciado em suas produções que deixam seus filmes atraentes e diferentes do comum: Fincher criou um dos melhores suspenses da década de 90(Se7en) e um dos melhores dessa década(Zodíaco), além de extrair de Brad Pitt seu personagem mais marcante em Clube da Luta. O diretor que veio dos videoclipes dá agilidade aos seus filmes e sabe usar e abusar de cortes e montagens. Dessa vez, concorre com o superestimado O Curioso Caso de Benjamin Button, um drama que cheira a Oscar desde suas primeiras imagens. Também pudera: baseado em um livro de F. Scott Fizgerald, conta a história de um homem com uma doença peculiar. Ele nasce velho e vai ficando cada vez mais novo. Elenco de peso, ótimos efeitos. Todos esperavam que fosse o campeão de prêmios, assim como foi de indicações. Saiu do Globo sem nada.

Cristopher Nolan iniciou sua carreira com um filme que foi divisor de águas: Amnésia. Conquistou a crítica e o público, antes de fazer a bobagem chamada Insônia. Voltou com a repaginação do homem-morcego em Batman Begins, fez um dos melhores dramas dos últimos anos com o Grande Truque e alcançou sua maior façanha em Cavaleiro das Trevas. O filme que tenta brigar por uma indicação de melhor filme, vai com certeza levar a maioria dos prêmios técnicos. A indicação póstuma de Heath Ledger foi bem vista e agraciou o falecido ator com o globo de ouro merecido. Mas, provavelmente, o filme não vai ter tanta sorte assim no Oscar. Pode até levar as indicações que pleitea, no entanto, a data de seu lançamento(julho, época de férias e longe do oscar) e o fato do filme ser o mais pipocão da disputa, fazem com que suas chances sejam pequenas. Mesmo assim, pode ser a Ovelha Negra que vai virar o jogo...

Gus Van Sant já concorreu a melhor filme, há exatos 10 anos atrás, por Gênio Indomável. Na época, não foi páreo para o Titanic de James Cameron, mas levou o prêmio de Melhor roteiro original e melhor coadjuvante para Robin Williams. Depois, foram experimentações de todos os tipos. Foi do ridículo ao topo em poucos anos. Ganhou o framboesa de ouro de pior diretor no remake do clássico Psicose em 98 e a palma de ouro em Cannes, pelo singelo e perturbador, Elefante. Polêmico, o filme retratava as últimas horas do massacre de Columbine. Longe de grandes sucessos por alguns anos, volta com mais um filme polêmico e que vai degladiar Sean Penn em um prêmio de melhor ator, com MILK. Na nova obra, o diretor conta a história do primeiro político gay dos EUA, Harvey Milk e sua luta pelos direitos dos homossexuais. No globo de ouro o filme concorreu apenas em duas categorias, mas o Oscar promete ser mais generoso com Van Sant. É esperar pra ver.

Darren Aronofsky, ao meu ver, foi o diretor mais injustiçado: mesmo não assistindo a The Wrestler, filme que levou o Leão de Ouro em Veneza, acredito que poderia ter mais indicações. Ao menos, mostrou que Mickey Rourke, não só está em plena forma em talento, como também está pronto para disputar o Oscar. Ganhou praticamente todos os prêmios de melhor ator que concorreu e entra como grande favorito na categoria. O filme ainda levou o globo de ouro de melhor canção original. The Wrestler parece ser o reconhecimento do talento de Aronofsky, diretor que tem dificuldade para bancar seus filmes, mas produz grandes obras, muitas vezes perturbadoras, que vão bem na crítica e mal no público. A nova produção parece conciliar mais esses dois públicos e pode ser uma surpresa na premiação, mas é difícil afirmar com certeza.

Por último, o grande campeão do Globo de Ouro, Danny Boyle e seu Slumdog Millionaire. Boyle é um dos meus diretores favoritos e meu respeito por ele cresce com sua obra. De uma estética rara e singela, ele sabe criar um filme de entretenimento ou um poderoso elemento de crítica social, sem perder o bom humor ou a beleza do trabalho. Trainspotting é um marco do cinema inglês e independente, mas Por uma vida menos ordinária, é uma experiência estética única, com um elenco forte e competente. Assim como A praia, subestimado pela crítica e público; Extermínio, um clássico que revigorou o cinema gore zumbi e por último Sunshine, uma ficção científica poderosa e psicológica, diferente dos demais filmes-catástrofes. E, com seu projeto menos ambicioso, surpreendeu abocanhando os 4 prêmios mais importantes e saindo como favorito ao Oscar. Mas, a academia é tradicional e pode ser que o filme não consiga o sucesso que conseguiu no Globo. Por isso a cautela, que em hipótese alguma é excessiva quando se trata de Hollywood.

Não comentarei dos outros dois filmes(The Reader e Frost/Nixon) por, realmente, ser um total ignorante sobre ambos. Mesmo assim, são candidatos poderosos que não devem ser ignorados.

Agora, os chutes!

Categorias:

Melhor filme:
O Curioso Caso de Benjamin Button
Milk
Slumdog Millionaire
Frost/Nixon
Apenas um sonho
Batman(???)

Filme que eu queria que concorresse, mas provavelmente não vai: The Wrestler

Melhor Diretor

Danny Boyle
David Fincher
Cristopher Nolan
Sam Mendes
Gus Van Sant

Melhor ator:

Mickey Rourke - The Wrestler
Sean Penn - Milk
Brad Pitt - Curious Case of Benjamin Button
Frank Langella - Frost/Nixon
Leo di Caprio - Apenas um Sonho

Melhor Atriz

Kate Winslet - Apenas um Sonho(Surpreendente, a jovem arrebatou a de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante! Favoritíssima)
Angelina Jolie - A Troca(a única que pode dar uma rasteira em Kate)
Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Merryl Streep - Dúvida
Cate Blanchett - O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Ator coadjuvante

Heath Ledger - Batman
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Phillip Seymour Hoffman - Dúvida
Ralph Fiennes - A duquesa
Kevin Bacon - Frost/Nixon

Melhor animação:

O grande vencedor do globo foi aquele que eu já havia previsto neste post, e que vai ganhar o Oscar também. Wall-E está quilômetros à frente de seus concorrentes. Vai ser difícil superar.

Wall-E
Bolt
Kung Fu Panda

Melho canção:

The Wrestler
Wall-E
Bolt ou High School Musical

E não adianta criar esperanças: O BRASIL VAI FICAR CHUPANDO O DEDO de novo. Última Parada provavelmente não vai concorrer(que eu morda minha língua), muito menos GANHAR(isso pode ter certeza). Tem Waltz for Bashir e Gomorra que vão limpar etnicamente o oscar.

Esses são os chutes minha gente!
Agora é esperar e conferir se acertei alguma coisa nessa lista. Perto do Oscar, a lista dos vencedores. Até mais!




5 comentários:

Juliane Soska disse...

Melhor Ator coadjuvante

Heath Ledger - Batman

eu pegaria, ops...eu votaria

imperfeito mesmo
:(

will disse...

O Heath Ledger, oras!!

E concordo com a Jú!

hehe

=*

Mateus Trindade disse...

Essas gurias ai desejando um falecido.
So mais a Angelina Jolie, ainda tenho chance, só falta ela me conhecer...
Dai em diante é barbada...

Misael Lima disse...

Aquilo se chama necrofilia...eu já tive a jolie, e ela não é tudo isso não.

will disse...

Só é necrofilia se a gente levar à cabo com os ossos do que já se foi (fica extremamente dificil...)

Ainhê, nem vi Slumdog, mas jah quero que curious case ganhe!!