Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Avatar


Avatar - A volta do rei do mundo


Nota: 10 /10
Avatar

EUA, 2009 - 162 min
Ação / Ficção científica

Direção:
James Cameron

Roteiro:
James Cameron

Elenco:
Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi


"Eu sou o rei do mundo!". Foi com a estatueta de melhor diretor na mão que James Cameron proferiu aquela que seria uma de suas poucas frases em público pelos próximos 12 anos. Recordista em Oscar e indicações, bilheteria bilhonária. O diretor saiu de férias em grande estilo. Titanic foi um sucesso retumbante e um investimento arriscado. Cameron começou então um outro projeto. Ele sabia que era arriscado e não teve coragem de falar muito sobre ele até o momento certo. Ao final da premiação de Senhor dos Anéis, em 2003, tomou a decisão: era hora de colocar em prática Avatar. Foram dez anos de pesquisa para, novamente, desenvolver uma tecnologia revolucionária, como aquela utilizada em O segredo do abismo, Exterminador do futuro 2 e Titanic. Avatar é alardeado ao final da primeira década do século XXI como o divisor de águas do cinema 3D. A história do planeta Pandora prometeu durante todo o ano de 2009, arrebatar o coração, mente e olhos dos espectadores. Todas, todas as promessas de James Cameron, foram cumpridas. Avatar é a experiência visual definitiva.

A história mostra um veterano do exército sendo convocado para assumir um avatar(corpo de um alienígena) através de uma ligação mental, no planeta Pandora. Mas, lidar com o outro lado sem se envolver, mostra ser uma missão impossível.

Desde a primeira imagem, o filme tira o fôlego. A tecnologia do 3D é surpreendente. As cores, os tons...as descrições que as primeiras pessoas que assistiram o filme tiveram, de parecer um sonho acordado, são totalmente reais. No escuro do cinema, não é apenas difícil diferenciar o que é real do falso, como também é impossível desgrudar os olhos da tela. O que se vê nas diversas camadas de 3D, é uma sucessão de planos tão sensacionais como o anterior. Os personagens transmitem uma humanidade difícil de enxergar em filmes com atores reais. Suas emoções são puras, visuais e faladas. Os cenários deslumbrantes enchem os olhos de uma forma que quase não podemos acreditar.

Pandora começa a existir e não sai de nossa cabeça durante horas. As espécimes de flores e animais foram criadas com todos os detalhes pela mente do diretor perfeccionista. Foram contratados biólogos, físicos, químicos, tudo para que o planeta realmente pudesse existir. Cada planta e animal tem um nome, um som, uma característica específica. Suas peculiaridades, como por exemplo, a forma como os Na'vi(nativos de pandora) se comunicam com os animais é de uma simplicidade genial e própria da biologia do lugar. A forma como todos se alimentam, a religião e sociedade teimam em existir de uma forma própria, similar e ao mesmo tempo completamente diferente daquilo que conhecemos.

Os atores são um aparte. Sam Worthington(de Exterminador do futuro: A salvação) está ótimo como protagonista e junto com Sigourney Weaver consegue passar a cumplicidade necessária para não estranharmos as formas diferenciadas dos Na'vi. Se há um pecado a ser ressaltado em Avatar é apenas seu roteiro, que emprega alguns clichês esperados e não questiona, mas nos deixa ainda mais sedentos por Pandora. Claro, esse não é o mote de Avatar. Nota-se facilmente pela raridade dos diálogos. É um filme simples e puramente visual.

Cada cena do filme é de uma riqueza absurda que merece ser assistido diversas vezes. Avatar é a experiência 3D visual definitiva.

Nenhum comentário: