Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

A Saga Crepúsculo: Eclipse - Irritante, pedante e entediante

A Saga Crepúsculo: Eclipse - Irritante, pedante e entediante

NOTA: 4,5 / 10

The Twilight Saga: Eclipse
EUA , 2010 - 124 min.
Aventura / Fantasia / Romance

Direção:
David Slade

Roteiro:
Melissa Rosenberg

Elenco:
Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Billy Burke, Ashley Greene, Dakota Fanning


Tenho sentimentos controversos em relação à Saga Crepúsculo. De um lado, minha parte cinéfila fica enjoada e entediada só em considerar a hipótese de ter que aguentar mais um capítulo com conversa fiada, romance mesquinho e pouca ação. Minha parte de crítico sadomasoquista, por outro lado, adora a expectativa de encarar uma sessão dos filmes, só para poder acabar com o sonho de menininhas por aí. E por isso que posso soar tão violento nessa crítica. O final da sessão é uma mistura de frustração com sono e, por mais que chamem os melhores diretores da década, não será suficiente para tornar Crepúsculo um marco para toda uma geração.

Eclipse mostra novamente a indecisão de Bella quanto a seu amor por Edward ou sua amizade por Jacob. Mas, dessa vez, com um exército de vampiros para atrapalhar.

A direção de David Slade é competente e torna Eclipse o melhor filme da série até agora. Mesmo que isso não signifique nada. A fotografia perde os contornos calorentos de Lua Nova e torna-se fria, quase prateada, diferente até do tom azulado do primeiro filme. São belas tomadas e até consegue enganar nos primeiros minutos, antes que batamos de cara com a realidade da história. A direção também é firme nas poucas cenas de ação de Eclipse que ao menos são convincentes e poderiam ser mais exploradas. David Slade já trabalhou com vampiros em 30 dias de noite, mas lá, teve um desempenho mais marcante, com a ajuda do roteiro sombrio.

O elenco, bom, continua uma boa safra de bananas. Kristen Stewart é uma atriz metódica. Metódicamente chata, sem sal e desgraçadamente entediante. Seu rosto mantém a mesma expressão congelada dos cartazes pelas intermináveis 2h de filme. Taylor Lautner era ao menos um pouco melhor em Lua Nova, mas aqui parece mais um pirralho mesquinho com tendências emo, que parece ser tão burro quanto uma porta para cair toda santa vez no joguinho de megera da protagonista. Já Robert Pattinson tem sua primeira identificação com o espectador que não é fã, no terceiro capítulo da série quando olha pra Jacob e diz: "Esse cara não tem uma camisa?". Graças a Deus, não somos os únicos agredidos. No mais, faz bem o papel de corno manso e homossexual reprimido.

O roteiro é sim capenga. Não adiante dizer que não...em uma situação real ninguém suportaria a indecisão de uma garota mimada que faz joguinhos com seu futuro marido e o melhor amigo. Todos os diálogos dos últimos dois filmes se repetem incessantemente. A longa duração do filme não ajuda. Bela fica correndo de um lado para o outro da tela, só para poder se abraçar o máximo possível de Jacob, enquanto Edward fica se reprimindo em outro canto da sala. Pior do que isso é ver o garoto-lobisomem sem camisa durante uma tempestade de -17ºC. Já é pedir de mais para minha caixola. Outro grande descoberta é que vampiros são inflamáveis. Altamente inflamáveis já que Edward precisa somente jogar um isqueiro em cima do corpo de Victoria para que ela vire uma pira olímpica.

Juro que tentei gostar do filme. O começo me deu esperanças, mas os clichês e a enrolação me deixaram entediado demais. Ainda não entendo o que essa saga tem de tão influente. Talvez por mexer com a menina dentro de cada mulher... Mesmo assim, Bela é a pior cafajeste do cinema nos últimos anos. Desde Jude Law em Closer não existiu um personagem tão sem escrúpulos e dignidade.

No trailer de Harry Potter e As Relíquias da Morte uma frase mostra a sutil diferença entre as duas sagas: "Um marco para uma geração". Definitivamente, o único marco que Crepúsculo irá deixar nos cinemas é a felicidade por deixar de existir.

16 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, é mto polemico mesmo criticas a respeito da saga, vou tentar ir por partes, hehehehe.

Li a saga e tomei algumas conclusões a respeito dela. 1º que não tem um fundamental teórico relevante para que seja feito um filme. 2º que ele tem uma história agradavel, a autora escreve mto bem, mas é fraquissimo demais, num romance mtooo barato.
3º que ele foi feito sim para mulheres meio nao amadas que ve em Edward Cullen uma perfeição personificada e se apaixona logo nos primeiros capitulos do primeiro livro.
Em suma, gostei da saga, mas nao é nem de longe a melhor coisa que ja li.

Por outro lado, nao vejo motivos pro pessoal detonar tanto Crepusculo. Ao meu ver, ele é detonado assim, mais pelo histerismo todo e por todo o mainstream do que por ele ser ruim mesmo.

Eu acho que Crepusculo marcou uma geração sim, tanto qto Harry Potter, mas nem por isso eles tem relação. Harry Potter tem seriedade, por mais fantasia que seja, Rowling nao faz um conto de fadas e ela prova isso mto bem no final da saga (sou mto suspeita pra falar, amo HP).

Quanto ao filme Eclipse, eu gostei mto da fotografia, e mto mesmo da forma que adaptaram o livro pro filme mostrando de tudo mesmo que resumido. É dificil um filme conseguir isso. Gostei também da trilha sonora em algumas vezes, mas a sonoplastia é demasiada ridicula, principalmente nas cenas de "suspense".

Depois que vc conhece True Blood, vc ve Crespuculo como uma coisa pra criança mesmo... Mto fraquinho.

E aqueles vampiros de vidro? Affe né! Tipo varias cenas tentando mostrar que a historia é malvada sem ser! Eu tava no minimo esperando um sangue jorrando e fiquei mto decpecionada quando vi os vampiros se quebrando...

Bom, é isso. Assisti o filme segunda, e ainda nao sei bem o que escrever na resenha no Le Matinée, rs...

Leticia disse...

Desculpa Misael, mas eu acho que tu tá confundindo história ruim com filme ruim. A história é ruim, não tem muito que um filme possa fazer, sabe.
E o problema não é a Kristen Stewart e sim, a Bella. A Bella é daquele jeito, indecisa e chata. Robert Pattinson e Taylor Lautner tão interpretando seus papéis. Again, o livro é que tem esses personagens não o filme.
Não tô dizendo que tua crítica está ruim, só acho que está mal direcionada.

Eclipse é o pior livro da saga inteira, e isso é dizer muito sendo que, todos os livros são ruins.

Leticia disse...

ah, btw, se tu achou ele pedante e chato, parabéns pro diretor porque ele conseguiu botar pra tela tudo que se sente lendo o livro ;)

Anônimo disse...

eh literalmente, um lixo !

Mary Jane disse...

Eu tentei assistir sem preconceitos, mas não adiantou, minha opinião se manteve a mesma, o filme é muito chato e com péssimas atuações, entre outras coisas.
Uma das coisas que as pessoas mais têm se irritado, é pela falta de expressão dos protagonistas, e aí lembrei de ter conversado com uma amiga que leu os livros e ela disse que nos livros eles eram descritos da forma como o filme mostra, então me resta dizer que como disseram anteriormente não era um livro pra se fazer um filme, enfim não é só questão de gosto e opinião, o negócio é ruim mesmo.

Adam disse...

Mais um filminho pra sessão da tarde... Assisti os 3 filmes nesse fim de semana para poder formar uma opinião, pois me peguei criticando sem ao menos ter visto o filme. A saga toda não passa de um clichêzão bobo feito para menininhas gordas que não fazem sexo. ;)

Leticia disse...

Vi o filme ontem!! NOSSA, como filme de comédia é nota 10!!!
HAHAHAHAHAHA

Ri muito vendo esse filme.
"Bella, você me ama. OLHA PRA MIM VOCÊ ME AMA"

"Não Jacob, eu amo ele"

"PENSA BEM BELLA VOCÊ ME AAAAAMAAAA"

Anônimo disse...

Eu vi os filmes e li todos os livros.

Os livros são bem mais ricos e nos faz compreender o comportamento da Bella em relação a Jacob e Edward, já que descreve o que não pode ser mostrado: os sentimentos.
Me decepcionei ao ver os filmes, nem por isso julgo mal a história.
Talvez eu esteja errada mas, antes de julgar, você deveria se informar melhor. Ler o livro, pode ser uma opção.

Como todos os filmes, a Saga tem um público alvo.

Anônimo disse...

Me disseram que o filme decepcionou, muitos fãs esperavam mais ação. Eu gostei dos livros. Mostra que Bella tem sentimentos. No filme, Kristen tem a mesma cara em tudo. É meio chatinho. Vou assistir Eclipse logo logo. Prefiro esperar o DVD. (rs).

By: Mariih

Bianca disse...

bom, eu gosto dos livros + os filmes...aff, vou nem falar. Um fato que marca: a cara da bella: não muda nadinha, meu. Acho que ela faz botox quando atua pq a cara é sempre aqula de beba...prefiro mil vezes os livros, mas me diverti muito com eclipse (não muito pelo filme em si, mas pelos comentarios do povo: "GELADEIRA" "CORNO MANSO" "CORNO CUSCUS" "CORNOOOO" (edward) "MICOONDAS" "GOSTOSO" "VIADO" (jacob) ri d+ meu)

Anônimo disse...

Concordo com absolutamente tudo que vc falou, aliás não acho sua opinião polêmica, apenas difere sa imensa maioria.. abraços!!

Anônimo disse...

Que idiota.

Anônimo disse...

E um filme para meninas estericas ^^

Cássio Pfütz disse...

quando ví 4,5 achei que tu iria elogiar. Medo!

bruno knott disse...

Tem que ter coragem para ir no cinema assistir a esse filme!

Unknown disse...

Eu assisti Vampires Sucks semana passada, achei uma sátira engraçada a esses novos filmes de vampiros.