Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Bravura Indômita

Bravura Indômita

NOTA: 10 / 10

True Grit
EUA , 2010 - 110 minutos
Faroeste

Direção:
Joel e Ethan Coen

Roteiro:
Joel e Ethan Coen, baseado no romance de Charles Portis

Elenco:
Hailee Steinfeld, Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper


Não há como negar a capacidade dos irmão Ethan e Joel Coen em impressionar a cada novo trabalho. Com uma filmografia praticamente irretocável, a dupla trouxe clássicos do cinema moderno e foi consagrada com o Oscar por Onde Os Fracos não têm vez em 2007. Desde lá, receberam mais duas indicações de Melhor filme por O Homem Sério e, agora, uma nova versão do clássico que deu a John Wayne o Oscar de melhor ator, Bravura Indômita. No melhor estilo do gênero Western, a história mostra uma garota que contrata um caçador de recompensas na tentativa de vingar a morte de seu pai. A verdade é que a jornada será muito mais do que apenas de vingança.

A direção é impecável, seja no que diz respeito aos atores, como na fotografia que surpreende com belas cenas do Velho Oeste, bem como de locações isoladas que dão o tom de suspense e isolamento à perseguição. O tom do original também é mantido aqui, sem precisar de uma readequação para os tempos modernos, mas, justamente, utilizando a mesma estrutura, com poucas diferenças no foco dado pelos diretores. No caso, aqui o importante é o desenvolvimento da personagem principal e seu relacionamento com os dois caçadores de recompensa que a acompanham, que passa da leitura simplesmente superficial da amizade para uma transformação ainda mais profunda como entenderemos ao final do filme.

O elenco além de surpreender com a estreia da garota Hailee Steinfield, que não decepciona e merece a indicação ao Oscar que recebeu, conta ainda com os já oscarizados Matt Damon e Jeff Bridges (em uma das atuações mais incríveis de sua carreira), além do sempre competente Josh Brolin, como o covarde foragido. Basta dizer que só o elenco já justifica as indicações do filme ao prêmio da Academia e não seria surpresa se Bravura Indômita levasse a maioria dos prêmios na cerimônia da próxima semana...

Com diálogos sempre robustos e repletos de significância, além da sempre presente agressão visual, os Coen conseguem realizar um dos westerns mais surpreendentes dessa nova leva do gênero, que se apoia principalmente na investigação psicológica de seus personagens ao bangue-bangue enlouquecido. Ao que parece, essas revisões se propõe muito mais às características de Sergio Leone e John Ford do que propriamente às matinês dos finais de semana que preferiam mostrar sempre a mesma leitura de mocinho vs bandido. Esses méritos fazem de Bravura Indômita, de longe, o melhor filme de 2010.

Nenhum comentário: