Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Juventude - Agradável surpresa no Festival


Três monstros da dramaturgia nacional, vindos dos palcos para a tela grande. Domingos Oliveira, Paulo José e Aderbal Freire Filho, formam a trinca que levou a platéia da quinta noite de competição do 36º Festival de Cinema de Gramado, do riso ao choro. Juventude trouxe um visual diferente de qualquer outra projeção selecionada até o momento, focando mais nas atuações do que na imagem. Mesmo apresentando detalhes arrojados de luz e brilho, não há como distanciar-se do papel executado pelos três atores.


Na história, três amigos se reencontram, para lembrar os velhos tempos e representar a primeira peça que os uniu: os três cardeais. Domingos apresentou um roteiro inteligente, irônico, com tiradas de humor rápidas, zombando daquele estado físico ao qual denominamos velhice. O que vemos na tela, são três jovens que discursam sobre o rumo que sua vida tomou ou poderia ter tomado, arrependimentos e alegrias que os acompanharam durante toda a vida.

Cada um dos personagens enriquece o filme de uma forma indescritível. A experiência pessoal de cada um dos atores é transformada em palavras, em uma verborragia visual e orgânica. Você sente o apego por cada um dos “velhinhos”. Essa ligação humana fez com que o público presente aplaudisse em pé, ao final da sessão. Paulo José e Domingos Oliveira, emocionados, agradeceram à altura. Sem dúvida, uma surpresa que faz-se favorita para as premiações “humanas” do Festival de Gramado.

Um comentário:

Juliane Soska disse...

não vi esse tbm, mas declaro que curto coroas.
certamnete ia curtir o filme
hehee