Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Asterix nos Jogos Olímpicos - Bom divertimento, mas exagerado


Asterix é uma das hqs mais divertidas de todos os tempos. O humor francês de René Goscinny e Albert Uderzo sabem zoar muito bem os costumes não só romanos, como de todos os costumes possíveis existentes ou não na época. Por isso, piadas relativas a personagens do nosso presente e futuro de personagens históricos são mais do que comuns. Desde o primeiro filme, esse tom sarcástico e hilário são bem tratados, apesar do fraco roteiro da primeira história. O segundo filme, Missão: Cleópatra é uma homenagem aos fãs do personagem. Segue corretamente o estilo cartoon, tanto plasticamente, quanto no roteiro. Asterix nos Jogos Olímpicos, mais uma vez sabe usar essa cartunização de forma eficiente.


A história é bem parecida com a HQ, com um fator romântico a mais. Os gauleses decidem participar das olimpíadas, para ajudar seu companheiro Apaixonadix a conquistar a princesa da Grécia. Mas, eles terão que enfrentar ninguém menos que o inecrupuloso filho de César, Brutus.


Esteticamente, o filme recriou a melhor aldeia gaulesa de todos os filmes. As casas familiares a todos estão lá, bem como no gibi. O novo Asterix, Clovis Cornillac consegue superar seu antecessor Christian Clavier encarnando o espírito do baixinho invocado. Gerard Depardieu continua excelente como sempre no papel de Obelix, assim como todo o elenco.


O que sobra de entusiasmo no filme, falta bastante em qualidade. Por algum motivo, o roteiro privilegia as cenas com Brutus. Tanto, que ele aparece mais na tela do que os protagonistas. Se é esse o caso, poderiam mudar o nome do filme para Brutus nos Jogos Olímpicos. Fora isso, a história é engraçada, com ótimo timming para as piadas. Destaque para a corrida de bigas a la Ben-Hur, com participação de Michael Schumacher.


O epílogo pode causar estranheza, mas a participação de Jamel Debbouze é sempre bem-vinda e engraçada. As tiradas com Zidane são o ponto alto de sua participação. Apesar da duração desse final parecer exagerada, ainda assim, vale a pena conferi-lo.


Um filme que em uma visão mais abrangente, deve ser assistido sem preocupações ou expectativas. Apenas para diversão.

2 comentários:

Mateus Trindade disse...

Ae filme com esportes, este vou ter que assistir. Ainda por cima que deve ter esportes que não conheço as regras.

Misael Lima disse...

pior que não Mateus: são os jogos olímpicos da época greco-romana. lançamento de dardos, discos, corrida de revezamento. Só a corrida de bigas que é diferente.
mas tu vai gostar, porque é um filme que satiriza muito essa coisa do corpo perfeito que os romanos tanto gostavam