Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Foi Apens um sonho - Uma análise ácida do American Way of Life


FOI APENAS UM SONHO é um dos filmes que obteve boa repercussão nos cinemas norte-americanos e ainda por cima abocanhou o prêmio de melhor atriz para KATE WINSLET no globo de ouro, além de encarar os melhores filmes do ano, nas categorias de MELHOR FILME, MELHOR DIRETOR e MELHOR ATOR.


A história é um romance adaptado do escritor RICHARD YATES e mostra um casal desiludido com a vida de casados. Sua vida parece mudar quando ambos decidem mandar as favas todas as regras sociais que o AMERICAN WAY OF LIFE representa, e se mudarem para a EUROPA, onde poderão realizar seus sonhos. Mas, a pressão da sociedade vai levar os dois ao seu limite entre o sonho e a realidade.


O filme é uma visão ácida e crítica da sociedade média americana. A forma como um casal visionário e sonhador é afogado pelas regras impostas pelo meio em que vivem, considerados loucos por não darem valor aquilo que todos os outros desejavam. Aos poucos, a empolgação da mudança parece dar lugar a uma falsa razão que prende os sentimentos e impede o desenvolvimento pleno do amor. O personagem mais correto e realmente são do filme é considerado louco por derrubar as máscaras onde todos se escondem e revelar suas dores e feridas.


Para essa missão, a escolha do diretor oscarizado SAM MENDES para o elenco foi impecável. Como protagonistas os ótimos LEONARDO DE CAPRIO e KATE WINSLET, repetindo a dobradinha de TITANIC, mas dessa vez com muito mais realismo. Como se os personagens do filme anterior tivessem continuado juntos. O filme rendeu a KATE WINSLET O GLOBO DE OURO de melhor atriz. Além disso, Foi Apenas um Sonho ainda concorre ao oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante, direção de arte e figurino.


FOI APENAS UM SONHO é um filme forte, que coloca muitas vezes o espectador em frente a um espelho. Os erros são levados ao extremo da grosseria, os personagens parecem a ponto de explodir a qualquer momento. Um final surpreendente e pessimista da sociedade americana.

Nenhum comentário: