Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Maratona Crítica: Os filmes do Oscar

Maratona Crítica: Os filmes do Oscar


Tantos filmes colocados na lista ao lado, tão poucos comentados. Pois é hora de mudar! Na linha do 3 em 1, começa hoje a maratona dos primeiros filmes do ano, em críticas curtas e diretas, com os candidatos ao Oscar. Vamos lá!

O fantástico Sr. Raposo - Dir. Wes Anderson - Elenco: George Clooney, Merryl Streep, Bill Murray.

Nota: 9,5 / 10

Wes Anderson marcou o cinema com Os excêntricos Tenenbaums, uma comédia dramática e estilizada de forma única que acompanhou os posteriores trabalhos do diretor. Slow Motion, enquadramentos centralizados e trilha sonora alternativa. Trouxe mais dois trabalhos de boa qualidade em A Vida Marinha de Steve Zissou e Viagem a Darjeeling, mas foi em O Fantástico Sr. Raposo que chegou a altura de sua obra-prima. Uma animação em stop-motion baseada no livro de mesmo nome, do autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate: Mais Wes Anderson do que isso, só as repetições estilosas que são sua marca. Diálogos rápidos e humor inteligente, mesclado com uma fotografia e técnica fantástica, fazem do filme uma animação fora do comum, que recebe com louvor a indicação ao Oscar. Filme indispensável para os fãs do estilo e quem preza uma boa animação. Triste saber que no Brasil, o filme não passou de duas semanas no cinema.



Nine - Dir. Rob Marshall - Elenco: Daniel Day-L
ewis e um monte de atrizes que ganharam o oscar.
Nota: 5 / 10

O diretor do musical ganhador do Oscar de melhor filme por Chicago, não repete o sucesso em seu novo filme. Musical sem tutano, decepciona quem gosta do estilo, apesar de alguns momentos interessantes, como o número de Kate Hudson e de Fergie. Fora isso(e os belos pares de pernas), Nine é apenas uma perda de tempo grã-fina.



Guerra ao Terror - Dir. Kathryn Bigelow - Elenco: Ralph Fiennes, Evange
line Lily(a Kate do Lost) e um monte de desconhecidos.
Nota: 9,5 / 10

Alardeado como o melhor filme de 2009, relegado ao DVD no Brasil, Guerra ao Terror surpreendeu o mercado de cinema norte-americano ao figurar nas maiores premiações da temporada. A ex-esposa de Cameron conseguiu dar uma atmosfera de tensão frenética aos filmes de guerra, acompanhando a vida do esquadrão anti-bombas do exército americano no Iraque. Mostra também as sequelas dos viciados em adrenalina que arriscam as vidas, sem se preocupar com os riscos. Merece com honras o prêmio da academia.





Um olhar do paraíso - Dir. Peter Jackson - Elenco: Mark Wahlberg, Susan Sarandon e Stanley Tucci.

Nota: 6 / 10
Depois do sucesso de Senhor dos Anéis e o fracasso de King Kong, Peter Jackson deu um tempo ao cinema. voltou em um projeto muito menos ambicioso e criou uma experiência visual quase surrealista ao mostrar o espaço entre o céu e a terra onde as almas habitam. Pena que o filme fica só nisso e falha na execução da história que acaba um pouco repetitiva e pedante. Destaque para o vilão Stanley Tucci, assustador e de um dos momentos mais tensos do cinema, uma prova de que Peter Jackson(cria de filmes de terror) ainda sabe dar sustos.

O Mensageiro - Dir. Oren Moverman - Elenco: Ben Foster, Woody Harrelson e Samantha Morton.

Nota: 9 / 10

"Cada geração tem sua guerra" um rapaz fala no meio do filme. É essa guerra que define a sua geração. E cada guerra tem sua leva de filmes, grandes, pequenos e medíocres. O Mensageiro é um pequeno filme com um grande desempenho. Longe de mostrar o front e as vísceras esvoaçantes, ele retrata a vida dos soldados que devem contar para as famílias sobre os entes perdidos. Nem por isso ele deixa de ser um filme violento. É mais angustiante encarar o desespero dos familiares do que um tiroteio em meio às ruas de Bagdá. Além do roteiro original, o filme ganha força com o talento de Woody Harrelson, Ben Foster e Samantha Morton, mas também dos coadjuvantes como o versátil Steve Buscemi. Mais um filme ignorado no Brasil, mas pelo menos, lembrado no Oscar.

Nenhum comentário: