Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Predadores - Uma volta digna aos anos 80, no melhor estilo Schwarzenneger de matar alienígenas

Predadores - Uma volta digna aos anos 80, no melhor estilo Schwarzenneger de matar alienígenas

NOTA: 8,9 / 10

Predators
EUA , 2010 - 107 minutos
Ação

Direção:
Nimród Antal

Roteiro:
Alex Litvak, Michael Finch, Jim Thomas, John Thomas

Elenco:
Adrien Brody, Alice Braga, Topher Grace, Oleg Taktarov, Walton Goggins, Louis Ozawa Changchien, Laurence Fishburne, Danny Trejo, Mahershalalhashbaz Ali

Adrien Brody coberto de lama e frente a frente com seu opressor. Pode muito bem ser uma cena de O Pianista, filme pelo qual o ator levou o Oscar onde interpretava um pianista judeu que em certo ponto do domínio nazista, magro, esquálido e sujo, sobrevivia esquálido em meio à ruínas. A diferença é que agora, o mesmo Brody parece um tronco de músculos e tem um ar assassino assustador. Predadores, filme que continua a saga iniciada em 1987 e resenhada neste blog pouco tempo atrás, é o terceiro da série original, mas está mais para uma continuação digna do primeiro do que propriamente o fechamento de uma trilogia. A verdade é que depois de Predador, a série passou por diferentes visões que acabaram por gerar filmes de qualidade duvidosa. Sai o herói de exército porradão para entrar um policial de meia-idade fora de forma. Em Predadores o que se vê é uma visão mais cruel desse universo, onde só o pior pode sobreviver.

A história mostra um grupo de condenados e mercenários que é jogado em meio ao planeta natal do caçador mais terrível do universo. É claro que eles serão a caça.

A direção de Nimród Antal é nova para muitos, já que seu trabalho mais significativo até o momento foi o suspense Temos Vagas, que saiu direto em dvd no Brasil. Pelo jeito o bom desempenho do filme nas bilheterias e as críticas ao suspense conquistaram Robert Rodriguez (Planeta Terror), que abriu mão da direção de Predadores em favor do novo pupilo. Não poderia ser uma decisão mais acertada. Nimród consegue dar um peso de suspense para a narrativa e ainda balancear o gore e a ação de forma competente. O equilíbrio entre produção e direção é claro aqui. Quando horas pesa a mão de Rodriguez, em seguida vemos o psicológico do diretor inverter a balança.

O elenco foi mais do que bem escolhido. Brody foi muito contestado para ser uma estrela de ação, mas diabos, o cara está perfeito no papel! Olhar sádico, temperamento calculado e preciso, velocidade e força fazem dele o próprio inferno para o predador. Consegue ser mais incrível do que o personagem original de Arnold que quase não conseguiu abater o monstro da primeira vez. Ajudado por Alice Braga que tem muito mais talento e fama do que Rodrigo Santoro, mostra que pode se tornar uma nova face para heróis de filmes do gênero. Já Laurence Fishburne encarna o melhor ezquizofrênico dos últimos anos no cinema em um papel assustador e Topher Grace mostra mais uma vez, seu lado menino mau de ser. O resto do elenco é só carne para mutilação.

Falar do elenco e não falar das novas criaturas é um pecado. Os novos predadores são tão visualmente incríveis em seus detalhes quanto a primeira criatura que surgiu. Com arremedos tribais, eles são mais cruéis e tem tamanhos e crânios diferenciados que prometem dar bom sustos em desavisados. Os equipamentos novos assim como os companheiros de caça que eles utilizam dão pano pra manga para continuações.

O roteiro pra variar, torna o filme bastante visual. Sem muitas conversas, a primeira hora serve para montar o cenário. Já sabemos boa parte do que é apresentado, mas muitos espectadores podem estar conhecendo o universo pela primeira vez. A partir do momento em que Fishburne entra na história, ela parece sofrer uma virada que culmina em um clímax digno dos filmes de ação dos anos 80. Deus, eles inclusive se utilizam de metáforas sobre os humanos serem os predadores, repetindo a crítica social de Predador e seu, Quem diabos é você. Mas, aqui, o que você vai mesmo apreciar é o sangue, a luta, e aquela machadinha que fez com que Adrian Brody fosse mais casca grossa que o próprio Schwarzenegger.

E é por isso, que você DEVE assistir Predadores, sem nem pensar duas vezes.

Um comentário:

will disse...

Acho que eu não curti muito esse filme...

O primeiro eu gostei, o segundo era até super engraçado, mas esse eu n sei, vi a tanto tempo, mas ainda não tenho uma opinião formada...