Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

O Ano dos NERDS no Cinema!

O Ano dos NERDS no Cinema!

Não há como negar: 2010 foi o ano dos Nerds no cinema!
Do pessoal dos computadores à mitologia do videogame e super-heróis, esse ano foi o momento dos fenômenos dos quadrinhos e cultura pop dominarem às telonas. Vamos aos cinco mais importantes:

5º- A Rede Social: Não dá pra negar que o indíce de nerdice de Zuckerberg superou limites pré-estabelecidos quando ele criou o Facebook, mas só agora é que podemos ter a exata noção do que isso significou para toda uma tribo. As competições para selecionar programadores para o Facebook, as horas gastas na frente de um computador e linhas de código e principalmente a total inadequação social, renderam o favoritismo às maiores premiações da temporada 2011, além de catapultar as carreiras de Jesse Eisenberg e Andrew Garfield. Nada melhor para mexer no ego do pessoal de TI, que sabe muito bem como é difícil ter reconhecimento nessa profissão...

4º - Kick-Ass: Quebrando Tudo - Levado dos quadrinhos sensacionalistas e grosseiramente violentos de Mark Millar, a história tem tudo aquilo que todo o nerd sonha: um garoto apaixonado por quadrinhos que decide tornar-se um herói em um mundo sem heróis. Basta vestir um colante e doi porretes e pronto, ele vai descobrir que não é tão fácil assim ser herói. Claro que o filme pegou mais leve do que os quadrinhos originais, mas mesmo assim abusou da violência e conquistou uma legião de fãs em todo o mundo, rendendo o suficiente para conseguir um bom lucro e, claro, engatar uma sequência.

3º - Predadores: O clássico dos anos 80, que marcou a vida de muitos jovens, voltou pelas mãos do cult Robert Rodriguez em um dos melhores filmes de ficção científica do ano. Se não bastasse as ótimas referências ao primeiro filme e as novas raças que conseguem ser mais assustadoras ainda, temos um Fishbourne ezquisofrênico e um raquítico Adrien Brody deixando o governator no chinelo com o preparo físico de protagonista. Junte a isso um elenco inspirado e muito sangue e pronto: a galera do Sci-fi sai completa de mais uma sessão de cinema, digna dos melhores filmes de ação do ano.

2º - Tron: O Legado - Uau. Sam Flynn pega a moto e dispara pelo coração da cidade. Sobe a trilha do Daftpunk e eu só consigo lembrar dos jogos de SuperNes como Top Gear e aquele jogo de motos que você tem que desviar dos carros. Pronto. É o que precisa para entendermos que a continuação de Tron será uma eterna homenagem a clássicos dos anos 80, nos games e nos cinemas. Todo o visual cyberpunk repaginado para 2010, mantendo o que de melhor o filme original teve e trazendo novos elementos da cultura 2.0. Peca pelo fato de tentar, mais uma vez, a velha artimanha do déspota que pretende dominar o mundo desconhecido, mas ganha ao saber jogar muito bem com os elementos que tem força. Um filme para você viajar rumo a um passado que você talvez nem tenha vivenciado, mas que deixa um forte odor de nostalgia no ar.

1º - Scott Pilgrim contra o mundo: É. Não há como discutir. A obra máxima do ano carrega tudo o que os filmes anteriores oferecem em uma única ópera de encher os olhos. Nada melhor do que chamar Edgar Wright (de Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso), para coordenar essa aventura épica em 8-bits, que mistura todos os universos da cultura pop em apenas um filme. Michael Cera, astro nerd, se une a um elenco impecável e cheio de referências (essa é provavelmente a única vez que veremos Capitão América e Superman no mesmo filme) com um visual estarrecedor e uma trilha insana que bota abaixo todo o conceito de universo nerd que se possa imaginar. Se não fosse o bastante, o apoio da crítica e o desprezo do público convencional tornam esse filme um cult instantâneo que dispensa palavras e enaltece o que de melhor a cultura nerd tem a oferecer.

Amém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou com medo de ver TRON! falaram que ele eh tao ruim que nao dá nem pra chegar até o fim. Será?

Gostei de A Rede Social, só acho que ele está sendo meio superestimado...

Abs!

Juliane Soska disse...

kick ass é HORRÍVEL.

não é nerd. é ridículo.