Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Star Trek - A aventura perfeita


Acho que como grande parte da minha geração, não peguei a febre que foi Star Trek e como boa parte dos fãs de Star Wars, execrava os Trekker, fãs da série. Fiquei surpreso quando J.J. Abrams( Lost, Cloverfield) assumiu essa empreitada. Sempre gostei dos seus trabalhos e achei que fosse a chance de um fã continuar a história, que só quem acompanhou 11 filmes no cinema entenderia. Até ler a notícia de que esse seria o reinício da franquia e ver o primeiro trailer. Fui com grandes expectativas ao cinema e elas se concretizaram. Star Trek é a aventura perfeita.

A história do filme acompanha James T. Kirk(Chris Pine) e Spock(Zachary Quinto, o Scylar de Heroes), em seus primeiros anos na academia e sua primeira missão a bordo da U.S.S. Enterprise.

Os dois protagonistas não são aqueles velhos amigos conhecidos dos fãs. Eles tem acessos de raiva, são imprudentes e, por vezes, exagerados. Mas isso é perfeitamente aceitável, visto que como a série 007, os personagens estão sendo construídos para uma nova geração de fãs. E como Zachary Quinto já tem um bom relacionamento com essa geração, por ser o popular vilão de Heroes, o papel como o alienígena volcano caiu como uma luva.

Mesmo mostrando ser uma outra ambientação e outros destinos cruzados, as referências estão espalhadas pelo filme. Desde o cumprimento "Vida longa e próspera", até a narração de abertura, tudo se mantém como era nos anos 70, só que agora, com muito mais tecnologia. J.J. utilizou mesmo os efeitos sonoros que fizeram a série famosa e imprimiu nela um ritmo com menos diplomacia e elementos ideológicos, para a ação propriamente dita.

Aliás, esse era o ponto forte da série que teve sua primeira aparição no ano de 66. Entre os inúmeros destaques, o fato do seriado ter uma ideologia fortemente comunista e um personagem russo no auge da guerra fria, que volta no filme atual, além do primeiro beijo interracial da TV, na época de maior força da segregação racial. No Star Trek, de Abrams, esse lado é renegado nesse primeiro capítulo. Como o diretor tem o objetivo de criar uma trilogia e estuda-se a possibilidade de uma série de TV, pode ser que ela tenha sido apenas postergada.

Fora isso, as atuações são capazes, o filme tem ótimo roteiro, repleto do que a série mais proporciona. Cenários fantásticos, mundos e criaturas jamais vistos antes. As batalhas estelares e os confrontos com as outras raças, tem tudo aquilo que o diretor já mostrou ser um mestre: juntar a ação com saídas inteligentes e roteiros vertiginosos. Claro, o filme não tem grandes reviravoltas, nem a inovação como Cavaleiro das Trevas, mas é entretenimento de altíssima qualidade, como não se via há um bom tempo.

Não deixe de assistir no cinema. E tenha uma vida longa e próspera \\//

Star Trek

EUA, 2009 - 126 min
Aventura / Ação / Ficção científica
Direção:
J.J. Abrams
Roteiro:
Roberto Orci, Alex Kurtzman
Elenco:
Chris Pine, Zachary Quinto, Simon Pegg, Eric Bana, Karl Urban, Dr. Leonard 'Bones' McCoy, Amanda Grayson, Zoe Saldana

Nenhum comentário: