Hitchcock/Truffaut - Estudando cinema
Hitchcock/Truffaut - Estudando cinema
Você pode não acreditar, mas houve um tempo em que o mestre do suspense não era visto como O cara. Repudiado pelos críticos de cinema americanos, que tratavam suas obras como delírios de um diretor rico e popular, sem qualquer senso artístico.
Teve que sair um jovem crítico francês, em defesa do já veterano Hitchcock. Ninguém menos que François Truffaut, redator da Carriers du Cinema, a mais importante revista de críticas da França. Admirador exacerbado do trabalho do diretor inglês, propôs um desafio: 500 perguntas para o mestre. Obviamente, Hitchcock topou.
Essa entrevista tornou-se um marco na história do cinema. O livro mostra um diretor muito bem-humorado, que adora uma boa conversa e não se esquiva de perguntas. Ele comenta sobre sua extensa obra, filme por filme e transforma tudo isso em uma verdadeira aula de cinema. Não é a toa que a influência desse livro deu a Hitchcock um lugar de destaque entre os grandes nomes do cinema.
Sem dúvida uma obra indispensável para quem pensa em fazer crítica de cinema e entender melhor a obra do mestre do suspense. Por isso mesmo, em breve neste blog, um estudo completo do livro e da obra de Alfred Hitchcock para você, leitor!
Um abraço!
Marcadores:
Alfred Hitchcock,
François Truffaut,
Hitchcock,
Hitchcock/Truffaut,
Truffaut
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário