Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

A Onda - Filme reabre cicatriz(e debate) sobre o supostamente morto autoritarismo

A Onda - Filme reabre cicatriz(e debate) sobre o supostamente morto autoritarismo

A onda

Nota
9,0 / 10

Die weller
Alemanha, 2008, 101 min.
Direção:
Dennis Gansel
Roteiro:
Dennis Gansel, Todd Strasser, Peter Torwarth
Elenco:
Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Dennis Gansel


Em meio a maior depressão econômica que o país viveu, cresce a insatisfação com a justiça, com o governo, com a segurança. Um estado de anomia: perda de identidade e sentido, afrouxamento das leis. A população desunida, sente morrer a esperança de uma vida melhor. Surge então um movimento fortemente nacionalista, que une a todos sob a bandeira de um homem. Foi assim que começou o nazismo, o fascismo e A Onda. E esta realidade não é tão distante, desde 2008.

O filme, baseado em fatos reais, mostra um experimento de um professor, na tentativa de mostrar na prática como funciona uma autocracia. Ele faz com que os alunos sigam sua liderança e tornem-se unidos sobre uma única bandeira. Lentamente, a experiência começa a sair do controle...

O diretor Dennis Gansel faz um filme que consegue quebrar a barreira do cômodo e da receita pré-pronta. O visual ótimo não seria suficiente, como não foi no caso de O que fazer em caso de incêndio? também alemão, mas que relevou o bom desenvolvimento do roteiro em virtude de uma experiência visual. Assim, A Onda foge do clichê de organizações-secretas-homicidas e torna-se muito mais uma análise da insatisfação humana e a facilidade de escorregar para o lado obscuro que os regimes autoritaristas representaram no século passado.

Os atores escolhidos também não são simplesmente os estereótipos, apesar de tenderem muito para este lado. Tem as garotas que não compactuam com o movimento, tem o cara que se entrega de corpo e alma(e você tem a leve impressão de que ele vai acabar em tragédia), os renegados, etc. Mas mesmo eles, são muito mais tridimensionais que os personagens desse tipo de filme.

Sim, o final é surpreendente e A Onda foi feito pra fazer você sair do cinema pelo menos, perturbado.

Nenhum comentário: