Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Tá Chovendo Hamburguer - O grito nerd de toda uma geração


Tá Chovendo Hamburguer - O grito nerd de toda uma geração

Nota: 8,5 / 10
EUA/2009 - 90 min.
Animação/Comédia 2009
Diretor:
Phil Lord, Chris Miller
Roteiro:
Phil Lord, Chris Miller, baseado em livro de Judi e Ron Barrett
Elenco:
Vozes na versão original de: Anna Faris, Bruce Campbell, Bill Hader, Andy Samberg, James Caan, Mr. T., Tracy Morgan

.A música orquestrada prepara o clima no cinema. O tom é de uma aventura épica. Na tela, fulgura lentamente o crédito inicial: "A film by... A lot of people" seguido do absurdo "Tá chovendo Hamburguer". Somente essa abertura é motivo suficiente para você entender o que a animação vai tratar: Situações absurdas, personagens absurdos, diálogos absurdos e um visual 3D impecável. O filme deixa a seriedade de lado e mergulha fundo no universo non-sense, no melhor estilo Monty Python de ser.

Tá chovendo hamburguer mostra um nerd cientista fracassado, em uma ilha fracassada que exportava sardinhas, até o mundo se dar conta de que "sardinha é uma coisa nojenta". O prefeito tenta de tudo para tornar a cidade um pólo de turismo, o que funciona quando sem querer o pequeno inventor faz com que uma de suas criações faça chover comida.

A Sony tentou embarcar no mercado de animações 3D em 2007. Assim, lançou o fracasso comercial e de crítica "O bicho vai pegar", um filme que deveria concorrer com as duas gigantes do setor: A DreamWorks com a trilogia Shrek e a Pixar, com o sensacional Ratatouille. O fracasso de O bicho... fez com que a Blue Sky demorasse dois anos para arriscar um novo lançamento. O tempo parece ter feito bem à companhia. O humor refinou. É impossível que o filme fique mais de 20 segundos sem alguma piada. E mais: são piadas totalmente malucas! Tem referências a Youtube e a tecnologia para os mais velhos(uma das melhores cenas envolve o pai do protagonista e sua tentativa de enviar um arquivo em anexo), à metáforas de pescador e claro, invenções malucas.

O que chama a atenção no filme é que os criadores parecem ter assumido: Sim, nós somos nerds. E mais, nós vamos dominar o mundo. Os rostinhos bonitos da mídia, a crítica contra o enaltecimento do visual em detrimento do interior e o medo de ser quem somos, está presente durante toda a película. É quase um momento de sair do armário para uma geração que cresceu tendo que aguentar os esportes goela abaixo, quando sua maior alegria era assistir filmes e jogar videogame(e por isso era censurada).O 3D então, nem se fala. Os efeitos parecem realmente sair da tela e estão presentes de uma maneira competente e estarrecedora. Só por isso Tá chovendo hamburguer merece várias idas ao cinema.

Esses aspectos tornam o filme sem dúvida um dos melhores do ano. Se não é melhor que UP, ao menos chega bem perto. Pode ter certeza que ao assisti-lo, você estará bem servido.

Nenhum comentário: