Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Homem-de-Ferro - CUIDADO: Esta crítica é uma babação de ovo...


Retirado de uma conversa:

Eu- Escrevo sobre Homem-de-Ferro ou a Outra?

Pessoa Sensata - Sobre a outra. HdF vai ser uma babação de ovo.

Um filme que você acompanha desde sua primeira notícia, olha todos os trailers teasers, acredita em todos os boatos, que você assiste na pré-estréia e fica até a exibição do último crédito. É óbvio que você torce para que vá bem nas bilheterias e que outros gostem dele tanto quanto você gostou. E foi exatamente assim que eu me senti naqueles dias em que o filme esteve por estrear. Deixei a crítica para esse momento unicamente porque queria ter em mãos o DVD duplo com todos seus extras e atrativos que oferece. 

A história todos estão carecas de saber, mas vá lá: Tony Stark é um comerciante de armas bilionário(se isso não é uma redundância) é sequestrado por terroristas no Afeganistão e para escapar constrói uma armadura de ferro. Quando volta, decide usar seu conhecimento para tornar-se um herói.

Resumir o filme em Robert Downey Jr. é um pecado. Claro, o ator está sensacional no papel de Stark, mas nem por isso o resto do filme deve ser desprezado. Jon Favreau, emérito do cinema independente consegue fazer um filme leve, engraçado e competente. Cria quase uma marca propriamente sua nesse desenvolvimento. As piadas tem timming e os personagens são bem aprofundados, não resumindo-se à meras caricaturas, mas pessoas que fazem você se importar. Destaque para Jeff Bridges, que ilude o espectador de forma incrível. 

Os efeitos especiais são pontuados e aparecem somente quando necessários. O filme não apresenta sessões intermináveis de pancadaria, mas é comedido e se preocupa em mostrar a criação do herói, mais do que suas lutas e inimigos. Além disso, Favreau deixou claro que utilizaria o estritamente necessário de efeitos especiais. O único momento que esses efeitos extrapolam um pouco a linha do real é no ataque a vila de gulmira, onde tudo parece muito inumano com Stark. Ainda assim, a cena é de tirar o fôlego. Destaque para os painéis da armadura, muito bem representados no filme.

O filme teria sido ótimo com todas as usa piadinhas extremamente nerds, que levaram-me ao delírio, como a criação da SHIELD, a promessa de um WAR MACHINE... Mas foi a última cena, escondida após os créditos que tornou-o único. Se você não viu, não deixe de esperar até o fim dos créditos. 

Uma cena que tornou HOMEM-DE-FERRO, um dos filmes mais incríveis do ano.

\o/

2 comentários:

will disse...

Ah, n consegui prestar muita atenção no filme n...

=P

=*

Mateus Trindade disse...

Bah mas que babação de ovo, hehehehehhehehehe