Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Como festejei o fim do mundo


Mais um fruto da mostra Un Cértain Regard do Festival de Cannes, o romeno como Festejei o Fim do Mundo é uma agradável surpresa do cinema longe dos grandes circuitos. Com uma história simples e humana, sem grandes pretensões, o filme conquista a simpatia do público com atores carismáticos e seu contexto político-histórico.

Na Romênia de 1989, quase na queda da União Soviética, o governo socialista apresenta o pior índice de aprovação popular possível. A insatisfação do povo resulta numa pressão ainda maior da polícia, para conter revoltas e desaparecer rebeldes. Quando Eva e seu namorado quebram o busto do ditador na escola, ela é mandada para um reformatório. Lá, conhece o jovem Andreï, vizinho seu que teve problemas com o governo. Enquanto isso, seu irmão menor Lalalilu, com raiva do ditador planeja vingar-se dele.

Utilizando-se de metáforas e explorando o lado realista e imaginário dos personagens, o diretor Catalin Mitulescu compara os dois mundos dos irmãos: a tentativa de Eva de mudar de vida e ajudar a familia e o pequeno Lalalilu, que em seus devaneios imaginativos, pensa achar uma saída para a fome e os problemas que passa no mundo.

Desse modo, a protagonista leva um merecido prêmio de melhor atriz, não por uma performance excêntrica e cheia de firulas, mas por uma atitude quase silenciosa e passional em relação à vida. Sua personagem lembra a velha Ana Terra, de Veríssimo, que suporta as dores e vai sempre em frente, sabendo recolher seus ímpetos nos momentos certos. Suas ideologias não superam o amor por sua família, demonstrado fortemente na cena da travessia do Danúbio. 

Diferente é o pequeno Lalalilu, que vai sempre atrás de seus objetivos, como qualquer criança sonhadora. É ele que convence a jovem Eva a seguir em frente, mesmo sem perceber isso. Duas diferenças marcantes e que se completam, nessa história que é apenas uma fração de um todo.

Um comentário:

will disse...

Tu n achou q o piá parecia o Freddie Highmore?