Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Team America - Detonando o mundo



Quando surgiu a idéia de uma adaptação para o cinema da série televisiva THUNDERBIRDS, os criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone, já soltaram os cachorros pela nova produção utilizar computação gráfica nos veículos, ao invés das tradicionais marionetes. Revoltados com essa decisão, criaram seu próprio filme de marionetes politicamente incorretas. Entre crítica fortíssima à política dos EUA, o filme abusa em palavrões e tem até cena de sexo entre os bonecos.

Na história, TEAM AMERICA é um grupo que combate o terrorismo mundial. Mas, suas ações normalmente destróem mais os países atacados, do que os próprios ataques terroristas. Quando o imperador da Coréia do Norte, King Jong II, decide patrocinar o maior ataque da terra, resta ao TEAM AMERICA tentar impedi-lo a qualquer custo.

Se em South Park, a crítica às celebridades já tinham alcançado um ponto inatingível na TV, Team America consegue ultrapassar qualquer barreira do politicamente correto em termos de política e qualquer outro assunto. Nem democratas, nem republicanos e nem caras como Michael Moore escapam da crítica estapafúrdia e hilária dos diretores. E eles não se preocupam em citar nomes: Matt Damon é um deficiente mental, Alec Baldwin é ridículo e Ben Affleck estava uma merda em Pearl Harbor.

A indústria do entretenimento é queimada de cima abaixo, assim como a falta de senso norte-americana. Todos os pontos do mundo são vistos pela distância com a América. Em Paris, na mesma praça temos a Torre Eifell, o Arco do Triunfo, artistas e mímicos. No Cairo, Camelos passeiam em feiras ao lado da Esfinge e das Pirâmides. Essa mania americana de imaginar os lugares, ao invés de conhecê-los, e tratar um país por meros clichês do que se ouve falar é outro ponto ácido da fita. 

Fora isso, a equipe aqui é desastrada como o exército americano. Suas invasões inconsequentes irritam todas as nações por onde passam. Tudo isso é deixado bem claro na música tema da equipe: "America, Fuck you!". Críticas e roteiro a parte, o filme é muito bem feito. Os bonecos são um primor de técnica. Como o diretor diz, poderia muito bem ser um filme sério de Jerry Buckheimer. Mas, com bonecos fica muito mais engraçado. Cenários excelentes, máquinas bem feitas e uma realização digna de ovação.

Crítica irônica e muito inteligente, de uma sétima arte mais preocupada em arrecadar dólares do que ajudar o espectador médio.


Nenhum comentário: