Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Os Excêntricos Tenenbaums - Comédia dramática é oásis em tempos de Disaster Movie


Gene Hackman, Ben Stiller, Owen e Luke Wilson, Gwyneth Paltrow, Danny Glover e Anjelica Houston. Com um elenco dessa força é difícil resistir aos Excêntricos Tenenbaums, comédia dramática(eu a nomeio dessa maneira) do diretor Wes Anderson. 

Os Tenenbauns são uma família genial e, ao mesmo tempo, desestruturada. Desde pequenos, cada filho se desenvolveu genialmente em uma área. Chass(Stiller) é um mestre nas finanças, que aos onze anos, negociava imóveis. Margot(Paltrow) escreveu sua primeira peça aos nove anos e Richie(Luke Wilson) é um artista nato e excelente jogador de tênis, campeão nacional por três anos consecutivos. Mas, a despeito de inúmeras traições, fracassos e tragédias, tornaram-se apenas sombras de seu passado. Tudo muda quando o pai, Royal Tenenbaum(Hackman), após abandonar a família por mais de duas décadas, é despejado do hotel onde mora e afirma que está perto da morte. É quando todos voltam a morar na casa da família, um pequeno castelo no centro de NY.

Wes Anderson é emérito de uma comédia sensível, que valoriza os personagens e não as situações. A comédia física é rara em seus filmes, mas cada ser humano ali representado marca profundamente o espectador. O diretor enquadra suas cenas, sempre centralizado no personagem em cena. Nos sentimos parte dos Tenenbaums, sofremos com eles e rimos também.

O elenco reforça essa sensação. Além dos já conhecidos Glover, Hackman e Houston, que estão incríveis em seus papéis, como sempre, Stiller, os Wilson e Paltrow são um destaque a parte. Como filhos que não tem a atenção do pai, cada um desenvolveu uma maneira de sanar essa dor. Mas, em um ponto, esses sentimentos de abandono intensificam-se de tal forma, que todos precisam voltar para casa. Tentar redescobrir o que são. Nessa busca, com as decepções encontradas, Luke Wilson protagoniza a melhor cena do filme, quando decide acabar com sua dor de uma forma drástica, que dá a virada final ao filme. 

Por mais estranha que seja essa viagem pelo mundo dos Tenenbaum, o seu final ainda consegue trazer esperança, embalado a uma trilha sonora singela, que dá todo o tom de nostalgia ao filme. Assim, como a saudade que sinto agora, lembrando dele.

2 comentários:

Juliane Soska disse...

Que está fora do centro. Esquisito; original.
Não adepto das regras da sociedade;
alto grau de originalidade, cativantes, persuasivos e sedutores. Normalmente possuem idéias à frente do tempo, e fortes valores pessoais. Individualistas ao extremo.
O que é ser excêntrico pra você?
Fugir de casa e se tornar uma lenda na China?
Aprender a falar Estoniano?
Ser milionário e viver como um mendigo?
Largar a mulher da sua vida no altar e fugir com a sogra?
Jogar tudo pro alto e virar pescador na Amazônia?



­"O que há de revoltante num estilo de vida individual. - As pessoas se irritam com aqueles que adotam padrões de vida muito individuais; elas se sentem humilhadas, reduzidas a seres ordinários, com o tratamento extraordinário que eles dispensam a si mesmos."

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=215854

will disse...

Esse filme é uma pérola!!

Tenho q assistir de novo, n lembro do final =/

Bah, a Angelica Houston tá em todos os do Anderson, eu acho...

=*