Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Domingo Sangrento - Um retrato dolorido da realidade


Situado nos conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda, Domingo Sangrento é, em estilo documentário, um dos filmes mais chocantes produzidos nos últimos anos. A mão de Paul Greengrass tenta durante toda a projeção do filme deixar o espectador como parte dessa história. Por isso a emoção chega tão clara ao final do filme.

O título lembra a música do U2, que foi obviamente, baseada nos acontecimentos desse dia. Os direitos civis irlandeses tentam uma passeata pacífica contra as prisões injustas. Os soldados recebem ordem de impedir, mesmo tendo que usar força máxima. Durante uma confusão, o exército sai atirando a esmo, causando um verdadeiro massacre.

Greengrass é atualmente conhecido por seu excelente trabalho em Supremacia e Ultimato Bourne, cortes rápidos, câmera na mão e muita agilidade. Em Domingo Sangrento, seu lançamento no cinema, essas características apresentam mais paciência com os personagens. Por isso mesmo, foi sensação no Festival de Sundance, saindo como grande vencedor.

Durante todo o filme, a estupidez humana incomoda o espectador. Após o massacre irresponsável das Forças Britânicas, nada foi feito em favor dos irlandeses. Nenhum soldado foi punido e os comandantes responsáveis, foram mesmo condecorados pela chacina. O IRA(grupo revolucionário que usa de violência) tornou-se ainda mais forte. A sensação de injustiça no final bruto do filme deixa um gosto amargo na boca. Sobram os gritos silenciosos de Bono, desejando nunca mais cantar essa canção.

Nenhum comentário: