Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Pagando bem, que mal tem? - O pornô de Kevin Smith


O filme abre com uma cena comum da cidade cheia de neve, um garoto subindo uma lomba de bicicleta. O garoto desatento não nota o carro se aproximando e fica no meio da rua. O carro tenta desviar, bate num poste e o motorista sai xingando o pirralho enquanto ele continua sem nem ligar. Desde os primeiros momentos, você nota o tom anárquico que o veterano roteirista e diretor Kevin Smith imprime no seu trabalho. Zack and Miri Make a Porn, que aqui teve a boa tradução de Pagando bem, que mal tem? é a volta desse que é considerado o mais nerd dos diretores de Hollywood. Depois de clássicos como Dogma, O Balconista e o Império do Besteirol Contra-Ataca, arriscou algumas produções de drama, como por exemplo, Menina dos Olhos, filme com o amigo do diretor, mas infelizmente sem sal, Ben Affleck.

Zack e Miri são amigos desde o jardim de infância e moram juntos apenas para dividir o aluguel, sem qualquer tipo de pretensão sexual ou amorosa. Quando ficam sem dinheiro, decidem que a melhor forma de angariar fundos é fazer um filme pornô. Claro, sem se envolverem amorosamente. A partir daí, você já imagina o que pode acontecer.

O filme não foge da clássica fórmula das comédias românticas. O final é bastante previsível. Mas, esse é um daqueles filmes que valem pela viagem. O humor de Smith é mais afiado e ousado do que a maioria dos diretores desse estilo. Ele sabe como entrar sem resvalar em terrenos considerados intocáveis, e pouco se lixa para a censura que o filme vai levar. O que conta é fazer a platéia rir com piadas inteligentes, nerds, mas também visuais. Também, contando no elenco com a presença do mais famoso make-up do gore, Tom Savini, não teria porque não experimentar.

E o elenco é outro achado. Formado por desconhecidos e alguns outros familiares ao diretor, o filme tem Seth Rogen dominando o elenco e Elizabeth Banks na esteira. Os dois têm química e são divertidos. Mas, quem rouba a cena é o Superman, Brandon Routh, como o ex-popular da escola, agora ator pornô gay, que protagoniza a melhor cena do filme na discussão de relação com seu namorado, Justin Long, o nerd de Duro de Matar 4.0.

Mesmo que alguns achem algumas passagens um pouco bagaceiras, deve-se levar em conta que o desenvolvimento dos personagens e os diálogos mantém um padrão bem alto, ao estilo do diretor. E óbvio, já surgem novos talentos em pequenas pontas...mais um filme para você aproveitar e rir muito!

Nenhum comentário: