Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Futebol no Cinema: 2 filmes ótimos e 1 vergonhoso

Futebol no Cinema: 2 filmes ótimos e 1 vergonhoso

Tempos de Copa do Mundo, lembram é claro, filmes sobre futebol. Definitivamente, não é meu gênero preferido. Agrega os clichês de qualquer filme de esportes com a diferença de atingir o público viciado pelo soccer. Por isso, destaquei dois filmes que tem uma qualidade única e um que merece o completo ostracismo, apesar da popularidade.
Vamos a eles:

Deve ver:

Kung Fu Futebol Clube (Shaolin Soccer)


Nota 10/10

Primeiro filme de sucesso dirigido por Stephen Chow (do ótimo Kungfusão) e
sucesso de bilheterias, Kung Fu Futebol Clube mostra uma equipe de mestres de kung fu que resolve aplicar seus conhecimentos da arte marcial no futebol. Protagonizado pelo próprio diretor, que na história tem um chute poderosíssimo, o filme se utiliza de forma divertida dos efeitos visuais cartoonizados para fazer movimentos impossíveis em qualquer time de futebol. Não apenas visualmente, mas em seus diálogos e estrutura do roteiro o filme é engraçado demais! Os arqui-rivais da equipe são denominados Team Evil, literalmente, time do mal. Brincar com os clichês do gênero é a regra em Shaolin Soccer e se você não assistiu, não perca essa oportunidade.

Todos os Corações do Mundo


Nota 8/10

Documentário oficial da FIFA sobre a Copa de 94 (minha favorita por ser minha
primeira), mostra jogo a jogo a trajetória do Brasil e de outros países até a final. Mais do que isso, bota o pé na estrada e acompanha torcedores do mundo e principalmente dos EUA, já que por lá, o Soccer não era muito apreciado. As jogadas em ultra-slow, os depoimentos e a boa narração e edição só podem ser descritas como emocionantes. Impossível não marejar os olhos ou sentir aquele aperto na garganta com a derrota de seleções que acompanhamos em pouco mais de uma hora e meia. No final, a alegria do Brasil é a chave de ouro para fechar o documentário, essencial para quem gosta do esporte.

O que você deveria evitar...

GOL! - O Sonho Impossível (GOAL)

Nota 1/10


Filmezinho cretino esse, hein? Um roteiro mais furado que calça de punk britânico, atuações lamentáveis e efeitos especiais cretinos, Gol! consegue tornar a experiência de um filme esportivo deplorável. A história mostra um rapaz hispânico que tem a chance de jogar no Newcastle United, na Inglaterra, após ser encontrado por um olheiro em jogo entre amigos. A história da gata borralheira é até aceitável nos primeiros momentos. Quando o garoto chega à Inglaterra, o filme dá uma guinada vergonhosa e fica entediante pouco depois. O protagonista sabe que tem apenas uma chance e sabe disso. Mesmo assim, o roteiro teima em repetir isso indefinidamente. Ele vai mal no primeiro treino. Vem o técnico e dá mais uma chance. Ele vai mal no segundo, novamente outra chance. Na vigésima vez, ah, raios, dá mais uma chance pro garoto...Se Bruno (o protagonista) fosse real, já teria virado lavador de pratos na primeira. O futebol não te dá segundas chances. Ok, adiante. Ele vai pra festas, perde a garota que ama ele e o amigo que o levou para as festas vem com lição de moral para cima dele agora??? Fora as aparições descessarimanete vergonhosas de Zidane e Beckham. Pode ficar pior? Pode. As cenas das partidas de futebol são muito mal feitas. Os atores correm artificialmente e a história termina de maneira convencional e esperada.
Um filme definitivamente desnecessário para o mundo que pretendia explorar um filão do mercado pouco visitado. Teve uma continuação mas parou por aí. Ainda bem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, sou um fracasso pra comentar sobre algo relacionado a futebol. Mas, eu realmente fiquei curiosa pra ver essa mistureba de fute com Kung Fu!

Gostei do blog! Posso linkar no meu?

Abs!

Anônimo disse...

mano, que voce entende de futebol, pra falar q o shaolin soccer eh um bom filme e o goal nao?
vc sabe qtas vezes o cafu tentou para ser jogador de futebol? voce nao itnende nada deve ser nerd demais para enteder algo e falar q um filme de chines é bom, onde os efeitos especiais sao piores q do que os que eu fao no paint, e desnecessaria as participaçoes de zidane e beckham? isso se chama prestigio.

will disse...

Caro anônimo, esse site é sobre cinema e não sobre futebol, o que você sabe sobre cinema pra vir aqui xingar os outros?

Anônimo disse...

Todos os corações do mundo para mim é o melhor que ja vi de filmes a documentarios sobre futebol, simplismente pica.

Anônimo disse...

Cara, que bosta, vc não deve ter assistido "GOL!", se tivesse assistido saberia que o nome do protagonista é Santiago Munez e não Bruno! AFF! vai assistir o filme direito.

SCARAPA disse...

tu ta loco ...
me da 10 pra xaolin soccer e me da nota 1 pra goal ....

ta d sacanagem ...

will disse...

Nossa, fãs de filmes medíocres se revoltando!
Só falta virem aqui agora pra dizer que "Em nome do rei" é um 'puta' filme épico 'mano'!!!

Lamental.

Misael Lima disse...

Verdade, o nome dele é Santiago, falha minha.

Ademais, o filme continua sendo ruim. Muito ruim.