Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Festa de Família - O primeiro modelo do Dogma 95


As firulas dos efeitos especiais, pirotecnias, trilhas sonoras retumbantes, iluminação especial e fotografia alterada. Esqueça tudo. Dogma 95 é um manifesto que não se permite tais luxos. A iluminação deve ser natural, as músicas só são permitidas se fizerem parte do ambiente, atores não podem usar maquiagem. Essas são algumas das regras do controverso movimento criado pelos diretores Lars Von Trier e Thomas Vinterberg e exibidos pela primeira vez no ano de1998 em Cannes. Sua estréia, foi o filme Festa de Família.

No sexagésimo aniversário de um patriarca de família, seus filhos e parentes reunem-se para celebrar a data. Dois meses antes, uma das filhas suicidou-se, o que traz um clima estranho para a festa, onde segredos do passado vêm a tona e preconceitos são expostos de forma vergonhosa.

Thomas Vinterberg atém-se fielmente as regras do Dogma 95. Por vezes, a iluminação do filme é escassa, quando não é escassa é exagerada. As poucas vezes que o filme usa trilha sonora, é quando os personagens tocam algum instrumento, e mesmo assim, é o som ambiente que é captado e não uma dublagem. O que o filme ganha com isso? Muita qualidade. Interpretativa ou de roteiro, essa é a força do filme, já que esteticamente ele não oferece uma qualidade visual  hollywoodiana. Mesmo que a falta de certos elementos no filme seja um ponto a mais, pode incomodar a audiência despreparada. Fora isso, uma história densa e forte que mexe com os brios. Muitas pontas soltas no ar propositalmente: afinal, qual o interesse dos empregados na destruição da família? Seria uma espécie de desforra? 

Outro ponto pouco explorado é o preconceito ao namorado negro de uma das filhas e o papel do caçula como substituto de seu pai na maçonaria. Pontos que não enfraquecem o filme, apesar de tudo. Uma excelente qualidade narrativa, um ponto para o cinema autoral.

Um comentário:

will disse...

Putz, muito bom esse filme!!

Depois penso num coment mais elaborado, hehehehehehe

=*