Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Hellboy II : O Exército Dourado - Show para os olhos e para o cérebro


Desde o Labirinto do Fauno, Guillermo del Toro tem redescoberto o incrível e fascinante mundo da maquiagem no cinema. As criaturas que povoavam a imaginação da protagonista desse longa, foram destaque e renderam ao cineasta o prêmio por melhor maquiagem e figurino no Oscar de 2006. Poucos lembram que o diretor já tivera a oportunidade e a utilizara bem no seu filme anterior, o primeir Hellboy. Ron Perlman submeteu-se a horas de maquiagem para tornar-se o garoto do inferno. O que vemos em sua continuação, é algo muito distante do universo que o escritor Mike Mignola criou: a maior parte dos elementos saiu da perturbada mente do diretor del Toro.

Nessa segunda aventura do anti-herói Hellboy, o reino dos seres fantásticos está em plena guerra contra a humanidade. O Príncipe Nuala (Luke Goss) é quem comanda seu exército dourado formado por criaturas rebeldes para vencer a batalha, mas Hellboy (Ron Perlman) e seus aliados fazem de tudo para defender o planeta.

É impossível não notar como o protagonista está bem desenvolvido no personagem. Hellboy, ou Vermelhão, está mais confiante, mais engraçado e muito mais profundo do que no primeiro longa. Abe Sapiem, o sensitivo interpretado pelo mímico Doug Jones, é imensamente expressivo, mesmo sem sombrancelhas, ou expressões faciais, como o próprio personagem nos lembra. Além deles, destaque para o Príncipe Nuada(Luke Goss) que faz um vilão politicamente correto(gente, ele quer salvar o mundo de um apocalipse ambiental!), mas nem por isso, menos questionador. 

E então entra a parte visual do filme. Quer uma criatura mais bizarra do que o homem-catedral-na-cabeça ou o anjo da morte? Vá para o mercado de Trolls, onde um tumor pode ser muito bem confundido com um bebê. O excelente trabalho de confecção dos personagens pode sim, render alguma indicação, quiçá um Oscar para o filme...

A direção de Del Toro é novamente competente, sem experimentalismos, com sua câmera firme e precisa. O filme ganha pontos com a ação bem bolada do filme. Lutas muito bem coreografadas, destaque para a luta com o gigante da floresta. O final lembra um pouco as HQs, e promete surpresas caso o diretor consiga o financiamento para um terceiro filme. Agora, é esperar pra ver...

2 comentários:

Mateus Trindade disse...

Terei de olhar o primeiro filme par adepois entender o segundo

will disse...

Se eu n tiver que ver esse dublado, pra mim jah é lucro!!