Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

O Show de Truman - O Show da vida


Há exatos 10 anos atrás, Jim Carrey em seu auge como astro da comédia, aceitou um papel totalmente diferente daquilo que ele fizer até então: Truman Burbank, um homem que tem sua vida televisionada desde o momento em que nasceu. Sem saber disso.

Se pensássemos nisso na época em que o filme foi lançado, pareceria um tanto absurdo. Ter a privacidade invadida, ser monitorado 24 horas por dia e no caso do filme, nem ao menos saber disso, é monstruoso, senão, desumano. Truman vive sua vida, sufocado, sem possibilidade de mudar sua rotina. Casado com uma mulher bonita e prestativa, com amigos fiéis, uma mãe sempre presente, bom emprego, bom carro, boa casa. Nada é espontâneo, nada é imprevisível. Nada pe vivo. Tudo é milimetricamente programado, desenhado e ensaiado. O personagem que não sabe ser um personagem, não dúvida, não questiona. Sua vida é modelada de tal forma, que desejos como viajar ou sair de seu lugar natal, inspirem medo e desconfiança. Para isso, o diretor do maior Reality show do mundo(em atuação brilhante de Ed Harris) não poupa esforços em criar traumas e barreiras na vida de Truman. Mas, nem tudo é controlável.

Quando jovem, Truman se apaixona por Sylvia, uma garota misteriosa, que estava fora dos planos dos diretores. Ela instiga Truman a deixar de lado o conforto de sua vida, a facilidade que parecia-lhe tão aconchegante e ir em busca dela. Uma dúvida que começa a ser alimentada por pequenas falhas técnicas em seu mundo artificial. Um refletor que cai do céu, um elevador com fundo falso, atitudes estranhas das pessoas. Tudo começa a confundir ainda mais o protagonista e torná-lo aquilo que seus manipuladores mais temiam: incontrolável, imprevisível.

A história de Truman vai muito além de um reality show. Ele é um retrato do próprio Jim Carrey e de cada um de nós. Ninguém imaginava que ele poderia sair de um mundo seguro, com garantia de sucesso como a comédia e enveredar pelo drama. Carrey mostrou que era capaz de passar uma outra imagem, sendo algo diferente de tudo que havia feito. Nós mesmos somos assim: temos medo de tentar o desconhecido. Somos temerosos quanto ao nosso futuro, quanto ao desconhecido. E por temermos ele, muitas vezes não alcançamos tudo aquilo que poderíamos ser. Abandonar um mundo fácil e limitador, ou se arriscar em um mundo selvagem, mas instigador?

3 comentários:

Juliane Soska disse...

bom questionamento para o dia de hoje.
acho que esse é um dos melhores filmes da história. pelo menos do que eu já vi.
é inacreditável, é sufocante e é tão real. bem mais do que há 10 anos atrás.
é dificil ver alguém sair da zona de conforto. é comum encontrar pessoas trabalhando em empregos que odeiam, sustentando relacionamentos fracassados, vivendo vidas que não gostariam...algumas por medo de só piorar sua situação.
eu também tenho medo do desconhecido.

Mateus Trindade disse...

Muito bom este filme, mesmo não estando acostumado a ver o Jim fazendo papéis que não sejam de comédia, ele consegue mostrar bem a relidade de ser vigiado

will disse...

Fora de série esse filme!

" Abandonar um mundo fácil e limitador, ou se arriscar em um mundo selvagem, mas instigador? "

Se arriscar, sempre. São grandes as chances de dar de cara no chão, mas é melhor do q n se jogar por medo do desconhecido...

=**