Aglomerando

Aglomerando - Agregador de conteúdo

Papai Noel às Avessas - Clima sórdido de natal



Começa a chegar perto do natal, e lá vamos nós para mais uma maratona de filmes natalinos. Meu papai é noel, O Grinch, Um duende em NY, Milagre na rua 34, Um conto de natal... todos esses filmes extremamente adocicados que nos fazem ter hiperglicimia e ataques fulminantes de diabete. Bad Santa parece mais do mesmo. Mas, tem um conteúdo corrosivo e amargo que dão um toque diferente à mania de natal.

Papai Noel às avessas parece ser mais um filme sobre o natal, como tantos outros que assistimos nas emissoras nacionais. Mas, se engana terrivelmente quem acha que o filme é assim. Na história, Willie e seu amigo anão Marcus, trabalham em SHOPPING CENTERS como PAPAI NOEL E DUENDE. Sua verdadeira intenção, no entanto, é roubar o dinheiro das compras e saquear as lojas, durante a noite.

Willie é um bêbado inveterado sem perspectiva de vida. Marcus, o anão é desbocado e sem qualquer escrúpulos, e ambos continuam assim até o fim do filme. Apesar do final otimista, ele continua sendo um sem-vergonha arriado. A trilha sonora é mais uma forma de tirar sarro de todos os filmes de natal que vemos por aí. Elas acompanham o protagonista em suas bebedeiras e loucuras, destoando totalmente daquilo que estamos acostumados a ver.

A atuação inteligente e irônica de Billy Bob Thorton, o ex-marido de Angelina Jolie, colaboram com o tom sarcástico do filme. O ator mais parece um ácido jogado sobre a figura bondosa e digna do bom velinho. Ali, ele descarrega todo seu ódio pelo natal comercial apoiado pelo American way of life.

Tony Cox é um anão com uma língua afiada, sempre pronto para dar o troco em respostas rápidas e hilárias. Aliás, não há um personagem sem graça no filme. Todos estão prontos para destilar humor negro no espectador de forma rápida e precisa. Isso tudo não seria assim sem o diretor Terry Zwigoff, que sabe controlar os atores e teve peito de encarar um filme tão politicamente incorreto.

Quem leva mérito também são os roteiristas que tiveram uma pequena ajuda dos irmãos COEN, ganhadores do oscar de melhor roteiro por FARGO e de melhor filme por ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ. PAPAI NOEL AS AVESSAS é uma comédia inteligente que garante ótimas risadas e bastante diversão, sem aquela lição de moral chata dos filmes sobre natal que não agüentamos mais ver por aí...

Nenhum comentário: